Cotriel e CESB realizaram Evento Regional de Máxima Produtividade
Na tarde desta sexta-feira, 10, na Afeco, em Espumoso, o Comitê Estratégico Soja Brasil e a Cotriel, com apoio da Basf e a Timac Agro realizaram o Evento Regional de Máxima Produtividade CESB 2018. Mais de 250 produtores de toda a área de abrangência da Cooperativa, e de outras partes da região se fizeram presentes. O associado da Cooperativa, Vitor Alexandre Ceolin, campeão brasileiro da categoria irrigada de produtividade, com 113,04 sacas de soja por hectare obtida em sua propriedade em Pinhal Grande apresentou o seu case de sucesso.
O assessor de grãos e fomento da Cotriel, Cristiano Corazza, parabenizou Vitor Ceolin, sócio da Cooperativa pelo título de campeão nacional de produtividade ressaltou que a Cooperativa procura proporcionar eventos que ajudem o associado a fomentar a sua produtividade.
O coordenador técnico do CESB, João Augusto Lopes Pascoalino apresentou o Comitê, que este ano está completando 10 anos bem como o trabalho do mesmo, o número de produtores inscritos no Desafio Soja Brasil, a produtividade obtida por eles ao longo nos últimos anos e a referente à esta safra. No primeiro ano foram de 140 produtores e na safra 17 e 18 foi atingido o patamar de 5.500 produtores, sendo que o Rio Grande do Sul é o que mais tem participantes, com 1800 inscritos. Ao longo dos 10 anos a produtividade média dos 10 primeiros colocados foram de 88 sacas por hectare na safra 2008 e 2009 e de 109 sacas por hectare na de 2017 e 2018, ou seja, um incremento de quase 24% na produtividade, disse.
A terceira explanação do dia foi sobre Manejo Químico do Solo para altas produtividades, com o professor Dr. Antonio Luiz Fancelli. Para o especialista a compactação do solo é um dos fatores que precisa ser evitada para melhorar a produtividade. Ele também chamou a atenção quanto à falta de nutrientes, principalmente o Nitrogênio.
Fonte e foto: Roger Nicolini – Setor de Comunicação da Cotriel