Proerd é implantado em Campos Borges
Drogas e juventude são assuntos discutidos por pais, filhos e educadores. Partindo dessa polêmica, foi criado em 1992, no Rio de Janeiro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes do quinto ano do ensino fundamental das redes pública e particular são os alvos do programa, que tem como lema Manter Nossas Crianças Longe das Drogas. No Rio Grande do Sul, o Proerd existe desde 1998.
O Proerd promove curso de quatro meses, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.
Nesta quinta-feira, 09, a aula inaugural do Proerd foi realizada na Escola Menino Deus em Campos Borges. No município, além do quinto ano, um trabalho experiencial no sétimo ano do ensino fundamental também será realizado. O coordenador soldado da Brigada MIlitar Wagner Assunção fala da importância do programa no município.
A reportagem é de Cladimara Bohrer.
Fonte: MEC
Foto: Cladimara Bohrer