Unimed Alto Jacuí ressalta papel da saúde no Dia Internacional do Cooperativismo
O Dia Internacional do Cooperativismo foi celebrado pela primeira vez em 1923, mas o cooperativismo tem sua origem bem mais remota. Em 1844, na Inglaterra, um grupo de operários prejudicado pelo novo modelo industrial – em que as máquinas substituíram o trabalho artesanal e algumas atividades – procurou outras formas de garantir o sustento de suas famílias, através da união para o trabalho, a igualdade e a solidariedade.
Atualmente o cooperativismo está presente em mais de 100 países e soma mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 100 milhões de postos de trabalho. No Brasil são mais de 6.650 cooperativas, com 9 milhões de cooperados, sendo que as cooperativas de crédito representam a maior fatia do cooperativismo nacional.
O dia internacional do cooperativismo é comemorado oficialmente no primeiro sábado de julho. No ramo Saúde, em 2017 as cooperativas gaúchas registraram um faturamento de R$ 6,4 bilhões, o que representa um crescimento de 8,5% em relação a 2016. Dos 3,39 milhões de beneficiários de planos de saúde do Rio Grande do Sul (dados da ANS), 50,15% são de cooperativas gaúchas. Em relação à cobertura, as cooperativas deste ramo estão presentes em todos os municípios do Rio Grande do Sul.
Paulo Camera, da assessoria de comunicação da Unimed Alto Jacuí, que atua em 8 municípios da região, conversa com o presidente da cooperativa de médicos, Oromar Vasconcellos Suertegaray.
Ouça no player.
Foto: Diretoria 2017 – 2020 Unimed Alto Jacuí. Da esquerda para a direita: Vice Sílvio Guareschi Presidente Oromar Suertegaray e Diretora Sheila Boff