Processo de abertura de empresa passa a ser digital a partir de dezembro no Estado

Num investimento de R$ 7,4 milhões, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae-RS), a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) entregou nesta quinta-feira (5), no Palácio Piratini, acervo de 18 milhões de documentos digitalizados, de registro mercantil do Estado. Toda a documentação de constituição, alteração ou extinção de empresa na capital não é mais feita na forma presencial e sim pelo site da Juscis (jucis.rs.gov.br).
A partir dezembro deste ano todos os processos e atos jurídicos relativos a empresas na Junta passam a ser 100% digitais no Rio Grande do Sul, observou o presidente da JucisRS, Itacir Flores.
No Estado há cerca de 30 milhões de documentos de registro de empresas, dos quais 24 milhões já estão digitalizados. Oficializar uma empresa, que há dois anos poderia demorar até um ano, agora leva de duas a três horas, somente pela internet, se a documentação não apresentar problemas, explicou o presidente da JucisRS. Do investimento total de R$ 7,4 milhões, 70% dos recursos (R$ 5,5 milhões) vieram do Sebrae e 30% (R$ 1,9 milhões) do governo do Estado.
O presidente da Junta, Itacir Amaury Flores, destacou as vantagens do novo processo. Já o superintendente do Sebrae-RS, Derly Fialho e o gerente do Sebrae Nacional, Bruno Quick, ressaltaram a parceria do Sebrae com a Junta Comercial para a digitalização do acervo da junta.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
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Foto: Divulgação