PSDB e PTB vão concorrer juntos ao governo do Estado
A executiva estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) decidiu, em reunião no final da tarde desta segunda-feira, 21 aprovar a formação de uma aliança com o PSDB-RS em torno da candidatura de Eduardo Leite ao Palácio Piratini. Ao mesmo tempo, os dirigentes e deputados do PTB aclamaram a escolha do delegado Ranolfo Vieira Júnior como candidato a vice-governador na chapa tucana.
Com a aliança definida, PTB e PSDB passam a articular em conjunto a composição das duas vagas para o Senado, e a ampliação da coligação. Além disso, os dois partidos também irão coligar na disputa à Câmara Federal, não concorrendo juntos à Assembleia Legislativa.
A decisão do PTB em se aliar ao candidato tucano na disputa ao governo do Estado, pode ter forte impacto na eleição estadual. Com uma bancada de seis deputados na Assembleia e outros três na Câmara Federal , o PTB é considerado decisivo para quem postula ocupar o Piratini. Dos últimos quatro governos, o PTB só não participou da gestão Sartori, tendo apoiado os governos de Germano Rigotto (MDB), Yeda Crusius (PSDB) e Tarso Genro (PT).
O líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, Lucas Redecker, destacou a importância desta coligação
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player.
Foto: Divulgação PSDB/RS