Presidente da Câmara defende redução temporária de impostos para baixar os preços dos combustíveis
O presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato à presidência da República pelo Democratas, Rodrigo Maia, realizou palestra na Associação Comercial de Porto Alegre nesta segunda-feira, 21. Ele abordou a questão do aumento dos combustíveis.
Maia e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), convocaram uma Comissão-Geral do Congresso para discutir o preço dos combustíveis, no dia 30 deste mês.
A comissão tem como objetivo, segundo a nota divulgada nesta segunda-feira, debater e mediar saídas que atendam aos apelos da população contando com representantes da Petrobras, de distribuidoras, postos e do governo, além de estudiosos do setor.
A Petrobras informou nesta segunda-feira que elevará os preços do diesel e da gasolina nas refinarias a novas máximas dentro da era de reajustes diários, iniciada em julho do ano passado. Desde que a Petrobras implantou em um sistema de reajustes mais frequentes de preços dos combustíveis, para refletir cotações internacionais do petróleo e do câmbio, o diesel e a gasolina tiveram aumento de quase 50% nas refinarias da empresa.
O setor de combustíveis, entretanto, afirma que boa parte do custo na bomba se deve a impostos. No caso da gasolina, os tributos respondem por cerca de metade do valor nos postos.
Maia afirmou durante a coletiva de imprensa em Porto Alegre, que de fato a pressão sobre o preço dos combustíveis não era esperada, e que o governo não se preparou para construir políticas compensatórias. A ideia, segundo ele, é discutir alternativas para o momento, o que segundo ele, passa distante do congelamento de preços.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player.
Foto: Divulgação ACPA