RS vai unificar números dos serviços de emergência
O governo do Estado pretende unificar todos os números de emergência para uma única central. Serviços de bombeiros, polícia, trânsito e saúde deverão ser acionados a partir do mesmo número. De acordo com a demanda, será solicitado o deslocamento do órgão responsável.
A ação faz parte dos eixos estratégicos do Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM RS), da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Em um primeiro momento, os números de emergência conhecidos pela população serão mantidos, porém, todos serão recebidos em uma mesma central. Após o período de centralização dos serviços, terá início a divulgação do número único.
A expectativa é implantar o mecanismo em três regiões do estado até o final de 2018: das Hortênsias, Serra e Grande Porto Alegre deverão ser pioneiras.
A ideia de adotar essa metodologia no Brasil surgiu em 2010, tendo como base a experiência norte-americana. O sistema foi implantado a partir dos atentados ocorridos em 11 de setembro de 2001. Em 2014, durante a Copa do Mundo, foram montados 12 centros de operações no Brasil, nas cidades-sede dos jogos. O mesmo procedimento foi replicado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Durante esses eventos, o estrangeiro que visitava o país ligava para o número que estava acostumado na sua região e a chamada era direcionada para a central brasileira.
Para o coordenador do SIM RS, tenente-coronel Alexandre Aragon, além de evitar uma possível confusão por parte do cidadão, a central também vai permitir a melhor distribuição de equipes, agilizando o atendimento à ocorrência.
Ouça no player
Foto e texto: Ascom SSP/RS