Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
25°
12°
15°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Super Parada
Ao Vivo: Super Parada
Bom Dia Líder

Pesquisador da Embrapa Trigo fala sobre Manejo de giberela  

Pesquisador da Embrapa Trigo fala sobre Manejo de giberela  
28.08.2021 07h31  /  Postado por: Roger Nicolini

A giberela é a principal doença do trigo na Região Sul, onde o manejo tem sido a estratégia de controle mais eficiente. A enfermidade  exige atenção no trigo a partir do espigamento até o enchimento de grãos. A doença pode ocasionar tanto danos no rendimento quanto na qualidade dos grãos, uma vez que quando a espiga é afetada nos primeiros estágios o grão não é formado, e a maioria dos que se formam são perdidos no processo de colheita.

O pesquisador da Embrapa Trigo de Passo Fundo, Giovane Faé fala a respeito.

Na alimentação, os grãos com giberela podem estar contaminados com micotoxinas, que comprometem a saúde humana e causam complicações digestivas nos animais. A legislação brasileira estabelece redução gradativa dos limites máximos tolerados para diferentes micotoxinas, de acordo com a categoria do alimento, o que restringe a comercialização de grãos contaminados por fungos causados pela giberela, lembra o pesquisador.

A giberela é extremamente influenciada pelo ambiente, cujas condições climáticas favoráveis são de frequente precipitação pluvial e temperaturas entre 20 °C e 25 °C. No Brasil, essa condição climática é comum na Região Sul nos anos de ocorrência de El Niño, com desenvolvimento de epidemias. O pesquisador da Embrapa Trigo, recomenda acompanhar diariamente as previsões climáticas.

FONTE E FOTO: ASCOM EMBRAPA

Foto: Diogo Zanata

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.