Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
32°
19°
22°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Café da Líder
Ao Vivo: Café da Líder
Bom Dia Líder

Expectativa é que voos no Aeroporto de Passo Fundo retornem ao longo do mês de setembro

Expectativa é que voos no Aeroporto de Passo Fundo retornem ao longo do mês de setembro
12.08.2021 09h34  /  Postado por: Roger Nicolini

As obras no Aeroporto Lauro Kortz seguem acontecendo. Com investimento de quase R$ 50 milhões, a reforma contempla também novo terminal e diversas melhorias, além de novos equipamentos que auxiliam na navegação dos aviões.

A Uirapuru conversou recentemente com o engenheiro responsável pela fiscalização das obras do aeroporto local, Leandro Taborda. O engenheiro informou na época que a pista está concluída, com balizamento, instrumentos de auxílio a navegação e demais itens já prontos.

Questionado sobre o retorno dos voos, inicialmente previsto pelas empresas para setembro, o engenheiro explicou que existe a necessidade de regulamentação das obras junto aos órgãos responsáveis. Este processo estava em andamento e se deve pelo fato de que houve um deslocamento da pista e esta nova posição precisa ser atualizada nas cartas de voo.

Em resumo, é preciso atualizar a posição da pista nos sistemas. Por conta disso, fica difícil especificar uma data, mas a expectativa é voltar o quanto antes. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, o equipamento PAPI, que auxilia na aproximação das aeronaves, já foi instalado e toda a documentação necessária foi confeccionada e encaminhada para a ANAC para homologação. Agora é necessário que uma aeronave teste venha até o aeroporto Lauro Kortz para fazer a certificação de que o equipamento está funcionando corretamente.

Conforme o secretário, ainda não há previsão de data para que essa aeronave venha até Passo Fundo realizar a calibragem desse aparelho. Além disso, vários órgãos reguladores precisam homologas os documentos que o aeroporto está encaminhando para Brasília para liberar os voos no local. Diorges revelou que o Governo do Estado fez um novo relatório para o PCN. O PCN é um índice de resistência da pista. Lá em 2014, quando iniciou o projeto de reforma do aeroporto, a pista poderia receber aeronaves até o A319, agora, com o projeto atualizado, a pista poderá receber outros aviões.

Em relação a data para a volta dos voos no Lauro Kortz, o secretário acredita que deva acontecer durante o mês de setembro, mas não mais no dia 1º como estava previsto anteriormente.

Fonte e foto: Rádio Uirapuru
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.