Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
32°
19°
19°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Bom Dia Líder
Ao Vivo: Bom Dia Líder
Notícias

Dois participantes de evento-teste em Porto Alegre são diagnosticados com Covid-19

Dois participantes de evento-teste em Porto Alegre são diagnosticados com Covid-19
31.07.2021 09h05  /  Postado por: adrianolima

Duas pessoas que compareceram ao evento-teste realizado em Porto Alegre no último domingo foram diagnosticadas com Covid-19 nesta semana, de acordo com a Prefeitura da Capital. Antes da festa, houve a detecção da doença em 13 pessoas. O resultado foi considerado positivo pelo Executivo Municipal. A Secretaria Estadual da Saúde informou que analisa os dados.

Para o evento, três etapas de exames foram feitas, uma no sábado, outra no dia e, finalmente, outra entre terça e quarta-feira. Ao todo, nas duas primeiras fases da programação, 925 amostras foram colhidas – incluindo presentes na festa, trabalhadores e imprensa – e 13 casos foram identificados, sendo nove entre quem comprou o ingresso para o evento. Após a festa, dois casos novos foram descobertos entre 155 participantes. O evento teve, ao todo, 569 participantes. Não foi exigido o cumprimento de medida de distanciamento e uso de máscara.

Como os índices de novos casos foram semelhantes – cerca de 1,4% antes e 1,3 depois –, a avaliação da Prefeitura foi satisfatória, conforme o diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter. “A testagem pré retirou um bom número de positivos. Se traçarmos um paralelo com o controle sanitário feito por duas semanas no Aeroporto Salgado Filho, em que aproximadamente 1% dos testados eram positivos, parece que é um número bem presente atualmente na população”, analisou ele. “Não houve uma explosão de casos.”

Até ontem, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, Porto Alegre estava com 2.440 casos ativos da doença no município, um número que vem gradualmente baixando nas últimas semanas. Com a vacinação chegando ao público de 30 anos, cerca de 74% da população vacinável já recebeu ao menos a primeira dose do imunizante, enquanto 45% concluiu o ciclo vacinal.

A Prefeitura defende a liberação gradual dos eventos, mas aguarda aval do Governo do Estado para iniciar as flexibilizações, que foram apresentadas no último dia 14. Na quinta-feira, o coordenador do Gabinete de Crise do Governo do Estado, Marcelo Alves, garantiu que haverá liberações, mas não especificou a data. Ele atribuiu a decisão ao avanço da vacinação.

No entanto, Alves não especificou uma data. Em nota, a Prefeitura disse que ainda aguarda um posicionamento oficial do Piratini sobre a questão. Pelo cronograma inicial do Município, as flexibilizações já teriam tido início em 19 de julho.

Foto: Fabiano do Amaral

Fonte: Correio do Povo

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.