Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
25°
12°
15°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Super Parada
Ao Vivo: Super Parada
Bom Dia Líder

Receita Federal inicia terceira fase da Operação DeclaraGrãos no RS

Receita Federal inicia terceira fase da Operação DeclaraGrãos no RS
23.07.2021 07h01  /  Postado por: Roger Nicolini

A Receita Federal iniciou a terceira fase da operação DeclaraGrãos, focada na apuração de omissões e inconformidades nas declarações de Imposto de Renda dos produtores rurais gaúchos. Dessa vez, a ação vai fiscalizar as despesas com veículos dentro da atividade rural, além da sonegação de receitas sobre as Declarações do Imposto de Renda de 2021/2020.

Nas declarações apresentadas no exercício 2021, foram identificados mais de 1.200 veículos classificados como despesas da atividade rural, avaliados em aproximadamente R$ 184 milhões. No entanto, através de prévia análise realizada pela Receita Federal, tais automóveis, bem como motocicletas, podem ter tido suas despesas deduzidas equivocadamente, uma vez que, por suas características, podem não ter sido utilizados exclusivamente para a finalidade indicada.

Primo Moisés Zuffo, delegado regional do Conselho Geral de Contabilidade em entrevista à nossa reportagem fala a respeito.

Segundo a Receita Federal, também foram constatadas divergências superiores a R$ 4,54 bilhões entre os valores de receitas declaradas por produtores rurais e as informações constantes nas notas fiscais eletrônicas. Como nas duas etapas anteriores da operação DeclaraGrãos, a Receita Federal irá emitir cartas aos produtores rurais selecionados para que estes possam fazer a autorregularização. O contabilista Primo Zuffo lembra as penalidades para quem não recolher estes impostos.

É necessária atenção e cuidado no momento de efetuar a regularização, uma vez que qualquer informação repassada de maneira equivocada, poderá posteriormente ser questionada novamente pela Receita Federal, finaliza o delegado do Conselho Regional de Contabilidade em Espumoso que orienta aos produtores para que procurem ajuda de um profissional contábil para realizar este processo.

FONTE: SAFRAS E CIFRAS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.