Quinta-feira, 05 de Agosto de 2021
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
20°
10°
21°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Tarde Líder
Ao Vivo: Tarde Líder
Bom Dia Líder

Para barrar variantes de covid, Porto Alegre amplia testagem de passageiros no aeroporto Salgado Filho a partir desta segunda

Para barrar variantes de covid, Porto Alegre amplia testagem de passageiros no aeroporto Salgado Filho a partir desta segunda
19.07.2021 09h22  /  Postado por: Roger Nicolini

A partir desta segunda-feira (19), a prefeitura de Porto Alegre começa a colocar em operação um novo protocolo sanitário no aeroporto Salgado Filho, com o objetivo de controlar a entrada de novas variantes da covid-19 na cidade. A ação prevê a testagem, do tipo RT-PCR, de todas as pessoas que desembarcarem no terminal e que tenham como destino o município.

Coordenado pela Vigilância em Saúde, o protocolo determina que viajantes residentes ou com estadia mínima de quatro dias na Capital passem pelo exame dentro de até sete dias após o desembarque.

Para realizar o exame, o viajante deverá preencher um formulário que será entregue pelas companhias aéreas durante o voo. Depois, o passageiro receberá, por e-mail, as instruções para a realização da coleta, e deverá procurar o laboratório indicado.

Os resultados serão divulgados em até 24 horas. Em caso positivo, o passageiro irá receber, por e-mail, as instruções para isolamento domiciliar, bem como os locais de acesso aos serviços de urgência da cidade e as unidades de saúde mais próximas do endereço informado. De acordo com a prefeitura, todos os casos positivos serão encaminhados para estudo de análise genômica, para monitorar a entrada de novas variantes.

Já os viajantes com resultado negativo também receberão, via e-mail, orientações para prevenir a covid-19, como medidas de higiene e proteção individual.

Medidas de controle

O novo protocolo foi criado com o objetivo de dar continuidade às medidas de controle sanitário no Aeroporto Internacional Salgado Filho, já que, na primeira ação, foram identificados passageiros que desembarcaram em Porto Alegre portando o vírus. A operação, que ocorreu entre os dias 14 e 27 de junho, realizou 6.203 testes em passageiros de diferentes origens. Destes, 55 casos tiveram diagnóstico positivo.

Fonte: GAÚCHA ZH

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.