Quarta-feira, 12 de Maio de 2021
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Ensolarado
17°
16°C
Espumoso/RS
Ensolarado
No ar: Conexão Líder
Ao Vivo: Conexão Líder
Bom Dia Líder

Cotrisoja completa 55 anos

Cotrisoja completa 55 anos
17.04.2021 06h45  /  Postado por: Roger Nicolini

A Cooperativa Tritícola Taperense Ltda surgiu com o intuito de receber e armazenar grãos colhidos pelos produtores do município de Tapera e também de facilitar e baratear o preço dos insumos agrícolas. Antes de se tornar cooperativa, o município contava com a Associação Rural de Tapera.

Quando surgiu a Lei Federal que extinguia as Associações Rurais, o grupo de produtores tinha as opções de transformar a entidade em cooperativa ou sindicato. Optou por cooperativa e, em 16 de abril de 1966, data da primeira Assembleia Geral, nascia a Cotrisoja, com 167 sócios fundadores. A primeira atividade desenvolvida pela empresa esteve voltada à agricultura. Recepção e armazenagem de grãos, venda de insumos agrícolas e de todos os produtos úteis na lavoura eram realizadas pela cooperativa. O departamento técnico foi implantado para melhor atender ao produtor. No decorrer dos anos, também foram criados os departamentos de produção animal, industrial, de consumo, transporte, postos de combustíveis, além da instalação de armazéns.

Em 1968, a Cotrisoja inaugurou a primeira filial, localizada no município de Selbach. E depois os negócios foram expandidos para as cidades de Lagoa dos Três Cantos e Victor Graeff, para melhor atender os associados. No ano de 1979, a cooperativa iniciou na produção leiteira, como forma de diversificar as atividades na propriedade. Com fortes raízes no cooperativismo, a Cotrisoja prima pelo desenvolvimento conjunto, ou seja, que beneficie tanto empresa quanto associado.

O atual presidente da Cotrisoja, Cristiano Scher destaca que a Cooperativa é de vital importância para os produtores da região Alto Jacuí onde está inserida, tendo chegado também ao município de Joia.

A reportagem é de Adriano Lima.

FONTE E FOTO: ASCOM COTRISOJA

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.