Quinta-feira, 15 de Abril de 2021
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuva
23°
16°
20°C
Espumoso/RS
Chuva
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Bom Dia Líder

Engenheira agrônoma Manoeli Lupatini fala sobre produção de morango hidropônico

Engenheira agrônoma Manoeli Lupatini fala sobre produção de morango hidropônico
05.04.2021 07h23  /  Postado por: Roger Nicolini

A horticultura na nossa região tem uma demanda reprimida gerada pelo consumo de produtos que não são produzidos localmente. Essa demanda é suprida aos comerciantes pelas Ceasas dos grandes centros como Porto Alegre, mas uma nova cadeia de produção vem se formando, ainda de forma tímida, na nossa região. A produção local de alimentos encurta o caminho entre a produção e a comercialização, aumentando a qualidade do produto até chegar no cliente final e gerando menos custos. Os produtos podem ser produzidos no solo e através do sistema hidropônico ou semi-hidropônico, além de poderem ser produzidos em campo aberto ou em ambientes protegidos (estufas agrícolas).

Em entrevista à nossa reportagem, a engenheira agrônoma Manoeli Lupatini, natural de Espumoso e que retornou à sua cidade natal após vários anos para se dedicar à esta área comenta como iniciou seu gosto por esta atividade a de cultivo de morando hidropônico.

A produção de alimentos em estufas, em expansão no Brasil assim como já ocorreu em outros países, é menos suscetível às condições climáticas e por isso, mais provável de fornecer alimentos o ano inteiro e com maior produtividade. Essa nova cadeia de produção pode gerar inúmeros benefícios para a comunidade local, como: empregos para a mão de obra local, crescimento econômico e manutenção do jovem no campo. destaca a agrônoma Manoeli que explica a época de produção dos morangos em sua propriedade.

Para Manoeli Lupatini ainda há um extenso caminho a ser seguido para garantirmos uma segurança alimentar para a nossa comunidade, incluindo desde projetos públicos de incentivo até a formação de profissionais capacitados para atender essa demanda.

 

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.