Domingo, 18 de Abril de 2021
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
25°
16°
21°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Domingão Sertanejo
Ao Vivo: Domingão Sertanejo
Bom Dia Líder

Processo de ingresso de estudantes do IFRS será realizado por sorteio e nota do Enem

Processo de ingresso de estudantes do IFRS será realizado por sorteio e nota do Enem
19.12.2020 07h48  /  Postado por: Roger Nicolini

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) definiu o formato de seu próximo processo de ingresso de estudantes. A instituição optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente, em razão do agravamento do cenário pandêmico de Covid-19, para preservar estudantes e servidores e evitar a disseminação do vírus. As discussões sobre o processo ocorreram no Conselho Superior (Consup) da instituição nesta terça-feira, 15 de dezembro de 2020, em reunião realizada por webconferência.

O próximo processo de ingresso terá o seguinte formato, em todos os 17 campi:

Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio;

Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem nos últimos cinco anos;

Para os cursos superiores, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas nos últimos cinco anos.

Outra mudança aprovada diz respeito à reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas, que agora passa a ser de 80%, em todos os cursos regulares de ensino médio e graduação.

O cronograma de realização do próximo processo seletivo deverá ser discutido nos primeiros meses de 2021, levando em consideração a evolução da pandemia no Rio Grande do Sul. O calendário acadêmico do IFRS segue suspenso e são ofertadas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) aos estudantes já matriculados em cursos regulares da instituição.

Uma nova avaliação sobre as condições de retomada do calendário e sobre o ingresso de novas turmas está prevista para ocorrer na reunião do Conselho Superior agendada para fevereiro de 2021.

Os interessados em participar do próximo processo de ingresso de estudantes podem seguir acompanhando os canais de comunicação institucionais, como o site ifrs.edu.br e as páginas nas redes sociais..

O diretor em exercício do IFRS Ibirubá, Edimar Mânica dá mais detalhes.

A reportagem é de Júlia Blank, da assessoria do Instituto.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.