Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
10°
26°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Tarde Líder
Ao Vivo: Tarde Líder
Bom Dia Líder

Crianças que tem educação financeira são adultos responsáveis, alerta especialista

Crianças que tem educação financeira são adultos responsáveis, alerta especialista
17.10.2020 08h04  /  Postado por: Roger Nicolini

A Educação Financeira pode ser definida como  a ciência da gestão de dinheiro, nela é incorporada o estudo do dinheiro, assim como o gerenciamento e controle de recursos e a análise e gerenciamento de riscos e projetos.  Mas no Brasil, infelizmente, a Educação Financeira não é parte do universo educacional familiar. Tampouco escolar. Assim, a criança não aprende a lidar com dinheiro nem em casa, nem na escola. As consequências deste fato são determinantes para uma vida de oscilações econômicas, com graves repercussões tanto na vida do cidadão, quanto na do país. Odinéia Silva, Coach e Consultora em Finanças, mentora de desenvolvimento pessoal e profissional, palestrante e Educadora Financeira fala da importância das crianças entenderem este processo.

Sem um conhecimento básico sobre finanças e investimentos, muitas pessoas tomam decisões erradas, e estas atitudes podem ter consequências que comprometem todo um futuro financeiro, como por exemplo dar um brinquedo caro para seu filho, mesmo sem ter condições financeiras de compra-lo. A especialista em finanças comenta sobre este comportamento adulto que acaba desestimulando as crianças a entender a importância de gerir bem o seu dinheiro.

Muitos pais acreditam que dinheiro não é assunto para se discutir com crianças. Elas devem focar nos estudos, crescer e arrumar um bom emprego que forneça uma vida confortável. Todavia, educação financeira não é apenas falar com a criança sobre dinheiro, e sim ensiná-la a lidar com os desejos, os gastos e as poupanças em busca de uma vida melhor e feliz.  Odinéia Silva diz que é preciso fazer trocas e ensinar as crianças a arrumar seus brinquedos, a sua cama, o seu quarto, por exemplo.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.