Quinta-feira, 29 de Julho de 2021
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
-1°
4°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Bom Dia Líder

Primeira usina de etanol a partir da batata-doce será em Carazinho

Primeira usina de etanol a partir da batata-doce será em Carazinho
12.09.2020 06h39  /  Postado por: Roger Nicolini

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu  a Licença Prévia e de Instalação Unificadas da primeira usina de etanol no Rio Grande do Sul. O que diferencia este empreendimento é que ele utilizará batata-doce como matéria-prima, enquanto os demais têm como base cana-de-açúcar. Com a licença, o empreendedor está autorizado a instalar a usina, que será construída em uma área de três hectares no município de Carazinho.  Mais de 400 famílias da agricultura familiar serão beneficiadas.

Gervásio Paulus, coordenador de olivicultura da Emater em Porto Alegre destaca o que significa a região entrar neste nicho de mercado.

Toda a mão de obra utilizada é do Rio Grande do Sul e, além das famílias beneficiadas, cerca de 50 pessoas serão empregadas, quando a usina estiver em funcionamento.  O álcool será utilizado nos postos da família, e o farelo, vendido para a indústria de ração. Para a usina começar a funcionar, ainda é preciso a emissão da licença de operação por parte da Fepam, após solicitação do empresário e análise dos técnicos da fundação. O coordenador da Emater enfatizou que a batada-doce ainda é um desafio para o RS.

FONTE E FOTO: ASCOM FEPAM

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.