Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
23°
13°
23°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Batidão da Líder
Ao Vivo: Batidão da Líder
Bom Dia Líder

Entenda o que é a Síndrome da Cabana e como lidar com ela em meio à pandemia

Entenda o que é a Síndrome da Cabana e como lidar com ela em meio à pandemia
Woman in mask. Coronavirus theme. Lady by the window.
12.09.2020 07h19  /  Postado por: Roger Nicolini

A ideia de ter que sair de casa depois de tanto tempo em isolamento social te causa algum receio? A volta a uma suposta normalidade assusta a ponto de você preferir continuar enclausurado? Esse sentimento tem sido comum a muitas pessoas em meio à reabertura das atividades econômicas nas principais capitais do país durante a pandemia do novo coronavírus.

O fenômeno psicológico, conhecido como Síndrome da Cabana, foi descrito pela primeira vez em 1900 nos Estados Unidos, em referência a caçadores que ficavam por muito tempo isolados durante invernos rigorosos e encontravam dificuldades de socialização no retorno à sociedade.

O psicólogo Vitor Freari   explica que o sentimento é uma reação normal após períodos muito longos em isolamento.

 

No contexto atípico da pandemia, a especialista afirma que é preciso estar atento às respostas individuais de cada um com a imposição do “novo normal”.  A ausência de medidas governamentais e orientações que garantam segurança à população, assim como a inexistência de uma vacina contra o coronavírus, são elementos de um cenário de incertezas que, de acordo com a psiquiatra, torna o quadro ainda mais delicado.

O mês de setembro marca a época em que se debate o suicídio, com o setembro amarelo. Segundo o psicólogo, a busca por um apoio psicológico em casos mais extremos é imprescindível.

Por fim, Vitor Freari comenta sobre a depressão.

FONTE: BRASIL DE FATO

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.