Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Estrelado
34°
20°
23°C
Espumoso/RS
Estrelado
No ar: Madrugadão Líder
Ao Vivo: Madrugadão Líder
Notícias

Hospitais Conceição e Clínicas vão testar vacina contra coronavírus em Porto Alegre

Hospitais Conceição e Clínicas vão testar vacina contra coronavírus em Porto Alegre
10.09.2020 06h50  /  Postado por: Roger Nicolini

Os hospitais Nossa Senhora da Conceição Clínicas, de Porto Alegre, vão se integrar às instituições escolhidas para testar vacinas contra o coronavírus no Brasil.

A confirmação de que as instituições farão parte dos testes das doses desenvolvidas pela farmacêutica belga Janssen foi dada na manhã desta quarta-feira (9) pelo infectologista e coordenador da pesquisa no Conceição, Breno Santos, e pela assessoria de comunicação do Clínicas.

Diferentemente de outras vacinas testadas no Brasil, essas doses não serão exclusivas para profissionais da saúde. No caso do Conceição, o início do recrutamento para participação na fase 3 da pesquisa, no entanto, depende da liberação do comitê de ética da instituição — o estudo já tem o aval da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Não tem público alvo específico. Tanto profissionais de saúde quanto população em geral. Nós estamos prontos para iniciar. Estamos montando uma equipe grande, já temos o local para isso,  diz Santos.

Questionado sobre a quantidade de doses, o médico afirmou que existe um planejamento para a aplicação de duas doses.  Ao todo, detalha o infectologista, a instituição tem capacidade para atender 2 mil pessoas, sendo que as aplicações vão ocorrer de forma gradual: voluntários de 18 a 59 anos sem comorbidades, em seguida, de 18 a 59 anos com comorbidades, depois, acima de 60 anos sem comorbidades e, por fim, vai abrir para mais de 60 anos com comorbidades. De acordo com ele, os interessados em participar da pesquisa no Conceição podem entrar em contato pelo número (51) 3341-5312.

A vacina da Janssen está na terceira e última fase, que avalia a eficácia e a segurança das doses. Além do Conceição e do Clínicas, cerca de 30 instituições brasileiras devem realizar os testes. A pesquisa é randomizada e duplo-cego (quando nenhuma das partes envolvidas sabe o que contém a dose), controlada por placebo. Sobre o medo que algumas pessoas tem de tomar uma vacina nova e pegar o coronavírus, o médico responde o seguinte.

FONTE: GAÚCHA ZH

Foto: Jornal do Comércio

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.