Sexta-feira, 23 de Outubro de 2020
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
30°
18°
21°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Madrugadão Líder
Ao Vivo: Madrugadão Líder
Notícias

CNA defende esforço conjunto para combater venda casada no Agro

CNA defende esforço conjunto para combater venda casada no Agro
10.08.2020 06h39  /  Postado por: Roger Nicolini

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defendeu,   um esforço conjunto entre governo, entidades do agro e bancos para combater a venda casada no agro. A venda casada é uma prática ilícita em que a liberação do crédito rural é vinculada à contratação de outros produtos ou serviços bancários, como títulos de capitalização, consórcio, aplicações, seguros que não estão relacionados à produção, entre outros.  Uma plataforma do site do Ministério da Agricultura foi criada para o produtor também fazer denúncias anônimas . O advogado e assessor jurídico do Sistema Farsul Frederico Buss diz que este movimento realizado pelas instituições de crédito ocasiona constrangimento ao produtor.

Para o advogado, além de ser vedada no Código de Defesa do Consumidor, a venda casada afeta a atividade e a renda principalmente de pequenos produtores, que pagam três vezes mais juros em relação à operação de crédito rural em função da inserção de custos tributários e elementos relacionados à venda casada.

Por fim, Frederico Buss encerra alertando os produtores que o PROGRAGRO e o Seguro Rural não constituem venda casada. Por outro lado, estes não podem estar sendo oferecidos por empresas do mesmo grupo econômico do banco.

FONTE E FOTO: ASCOM CNA

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.