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Cobrança de pedágio na BR 386 terá pontos em Victor Graeff e Fontoura Xavier a partir deste domingo

Cobrança de pedágio na BR 386 terá pontos em Victor Graeff e Fontoura Xavier a partir deste domingo
08.02.2020 07h10  /  Postado por: Roger Nicolini

Começa neste domingo (9) a cobrança da tarifa nas cinco novas praças de pedágios construídas pela CCR Viasul no Estado. Quatro delas ficam entre Canoas e Carazinho, trecho de 264 quilômetros da BR 386. A outra está na BR 101 em Três Cachoeiras.

Os pedágios na BR 386 estão localizados na BR 101, em Três Cachoeiras (km 35,2) e na BR 386, em Victor Graeff (km 204,4), em Fontoura Xavier (km 262,7), em Paverama (km 375,8) e em Montenegro (km 426). A tarifa inicial será de R$ 4,40 em todas as praças, cobrada em ambos os sentidos das rodovias. Para operar o serviço, foram contratadas 200 pessoas, sendo 23 delas moradoras de Fontoura Xavier. O município de 10 mil habitantes cortado pela BR-386 recebeu uma das estruturas.

Padronizada em todas as unidades e cobrada nos dois sentidos, a tarifa custará R$ 2,20 para motos e R$ 4,40 para carros. Cifra será corrigida anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo IPCA.

— Se contabilizadas as vagas para manutenção da via, temos mais de cem moradores empregados pela concessionária. A praça trouxe emprego e vai gerar ICMS. Porém, nossa cidade é muito ligada a Soledade. Foro, Defensoria Pública, Promotoria e Cartório de Registro de Imóveis ficam lá. O pedágio vai atrapalhar. Por isso, estamos pleiteando isenção de pagamento para veículos emplacados aqui — observa o prefeito de Fontoura Xavier, José Flávio Godoy da Rosa.

Diretor-presidente da concessionária, Fausto Camilotti descarta a dispensa tarifária:

— Quem andar na rodovia vai usufruir de todos os benefícios. Não faz sentido esse tipo de isenção — pontua.

Principais melhorias e serviços que serão realizados na BR 386

BR-386

  • Duplicação ou readequação dos 264 quilômetros entre Carazinho e Canoas até 2036. Atualmente, 164 quilômetros são de pista simples
  • Construção de 18 passarelas em 12 cidades entre 2021 e 2030
  • Construção de 56 acessos e 27 retornos entre 2021 e 2036
  • Implantação de 43,9 quilômetros de iluminação na pista principal entre Carazinho e Nova Santa Rita entre 2019 e 2023
  • Construção de sete estruturas definitivas para abrigar bases operacionais ou Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) até agosto. Por enquanto, são provisórias. Os SAUs são pontos com informações, banheiros, fraldários e totens que permitem interação do usuário com a concessionária. Bases operacionais são onde ficam os 29 veículos de apoio médico e mecânico que atuam na rodovia
  • São seis ambulâncias de atendimento pré-hospitalar, duas UTIs, nove guinchos, sete veículos de inspeção de tráfego, dois caminhões-pipa, dois caminhões-boiadeiro e um munck

Fonte e foto: Gaúcha ZH

Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

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