Sábado, 16 de Janeiro de 2021
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
28°
21°
25°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Encontro de Bandas
Ao Vivo: Encontro de Bandas
Bom Dia Líder

Ovinocultura sofre com abigeato e predadores

Ovinocultura sofre com abigeato e predadores
30.08.2019 07h31  /  Postado por: Roger Nicolini

Em busca de soluções para problemas como abigeato, ataques de cães e javalis e incentivar os produtores para que os rebanhos voltem a crescer, a Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Ovinocultura, liderada pelo deputado Luiz Henrique Viana (PSDB), promoveu um debate na Expointer na manhã desta quarta-feira (28).

O evento contou com a participação do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e do comandante do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio, major André Luiz Stein.

Produtores e representantes de entidades e sindicatos relataram as dificuldades enfrentadas no dia a dia no campo. Um documento com todas as demandas será encaminhado ao governador Eduardo Leite e às secretarias estaduais.

O furto de ovinos e os ataques de cães e javalis impactam diretamente na produção de carne e lã, além da própria cultura ovelheira. Covatti Filho relatou que o Uruguai já desenvolve um trabalho para minimizar as ações de predadores e que pretende conhecer pessoalmente para implementar ações efetivas no Rio Grande do Sul. O secretário também quer reestruturar o Fundo de Desenvolvimento da Ovinocultura (Fundovinos), hoje usado para patrocinar feiras. O foco é encontrar mecanismos para beneficiar os produtores.

O deputado Luiz Henrique Viana (PSDB) conversou com o repórter Eduardo Leães, da Rádio Agert.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.