Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Telefone: (54) 3383 3600
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
20°
10°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Programetes
Ao Vivo: Programetes
Notícias

Susepe participa do 2º Fórum de Segurança Pública

Susepe participa do 2º Fórum de Segurança Pública
04.06.2019 10h42  /  Postado por: Luzia Camargo
Na última sexta (31), o Delegado Penitenciário da 5ª Região, Mateus Schwartz dos Anjos, participou do 2º Fórum de Segurança Pública, juntamente com a Prefeita do Município, Paula Mascarenhas, e o Comandante-Geral da Brigada Militar, Mário Ikeda. O evento ocorreu na Universidade Católica de Pelotas, quando foram apresentados os dados do Pacto Pelotas pela Paz.

O Pacto é formado por um conjunto de estratégias que buscam a redução da criminalidade e a promoção de uma cultura de paz, a partir da integração de várias instituições, como a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Poder Judiciário e o Ministério Público.

A redução de todos os indicadores de violência de Pelotas nos últimos dois anos – especialmente a diminuição em 50% de crimes como homicídios, latrocínios e infanticídios no primeiro quadrimestre de 2019 – foi ressaltada pela prefeita Paula Mascarenhas. Ela atribuiu esse resultado ao trabalho integrado das instituições de segurança, do empresariado, das secretarias e de toda a sociedade. “O Pacto não tem donos, porque a luta pela paz deve ser compartilhada por todos que desejam um futuro melhor”, afirmou.

A queda nos índices da criminalidade pelotense é considerada pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, um exemplo para todo o Rio Grande do Sul e o Brasil. “Hoje sei que existe um trabalho conjunto em defesa da segurança de toda a comunidade”, destacou.

Dentre as estratégias apontadas pela prefeita para melhoria da segurança na cidade estão as medidas de inclusão social para detentos e egressos do sistema prisional. Avanços nessa área foram registrados recentemente, com a inauguração da fábrica de artefatos de concreto “ArteconP”, no Presídio Regional de Pelotas, e com a assinatura do decreto 6.189, feito pela prefeita durante o Fórum. A sanção busca ampliar a oferta de vagas de trabalho para pessoas em cumprimento de pena e egressos. Na prática, isso significa que em processos licitatórios da Prefeitura, com base em legislação federal, um percentual das vagas será destinado para a população prisional. “A sociedade deve oferecer oportunidades para estas pessoas; caso contrário, elas as encontrarão onde sempre existem portas abertas: no mundo do crime e da violência”, ressaltou  Paula.

Fonte: Breno Serafini/ Imprensa Susepe

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.