Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Telefone: (54) 3383 3600
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Ensolarado
17°
12°C
Espumoso/RS
Ensolarado
No ar: Conexão
Ao Vivo: Conexão
Bom Dia Líder

Confirmados casos de raiva herbívora em Tio Hugo

Confirmados casos de raiva herbívora em Tio Hugo
24.04.2019 06h50  /  Postado por: Roger Nicolini

O posto de Inspetoria Veterinária de Tio Hugo informa que foram confirmados casos de raiva herbívora na comunidade de Linha Machado. Toda a região está em alerta em virtude do surgimento de casos da doença em bovinos em diversos municípios. A médica veterinária que atua na secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Laianni Kitzmann, explica que a raiva é uma doença causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central, e pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. A doença não tem cura e é transmitida pela saliva do animal, sendo o transmissor, o – Morcego Hematófago – que vive em ocos de árvores, casas abandonadas, fendas no chão, etc…

“Pedimos aos produtores que localizem os refúgios e comuniquem a Inspetoria Veterinária para que sejam tomadas as ações de controle da população de morcegos hematófagos no município. Em caso de suspeita da doença na propriedade, solicitamos que o cidadão nos procure imediatamente”, destacou Laianni. Entre os sintomas e características da doença, está a mudança de comportamento do animal, agitação, falta de apetite, fraqueza, paralisia dos membros posteriores, salivação abundante, dificuldade de levantar, entre outros sinais. Uma vez iniciados os sinais clínicos não há tratamento e a doença é invariavelmente fatal.

Diante da confirmação da presença da doença em Tio Hugo, a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente solicita aos produtores que fiquem em alerta e que realizem a vacinação preventiva do rebanho e dos animais de estimação, como cães e gatos. Cooperativas e agropecuárias do município possuem a vacina para venda. A secretaria está à disposição para dúvidas e esclarecimentos, oferecendo inclusive, suporte técnico aos produtores.

O telefone para contato é 3338-9313.

Fonte e foto: Ascom Tio Hugo

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.