Sábado, 24 de Agosto de 2019
Telefone: (54) 3383 3600
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
20°
8°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
Ao Vivo:
Bom Dia Líder

CCGL realiza capacitação acerca de normativas de transporte e qualidade do leite

CCGL realiza capacitação acerca de normativas de transporte e qualidade do leite
30.01.2019 07h16  /  Postado por: Roger Nicolini

Na tarde de quinta-feira, 24, na Sala de Reuniões, a CCGL e a Cotriel realizaram uma capacitação. No encontro, do qual participaram alguns médicos veterinários e inseminadores, equipe do Posto de Resfriamento de Leite e transportadores que prestam serviço para CCGL, foram abordados pontos importantes acerca das novas Instruções Normativas (IN´s) 76 e 77 que foram publicadas no Diário Oficial da União em 2018 e que passam a vigorar a partir de 30 de maio deste ano. As explanações foram feitas pela  engenheira agrônoma e coordenadora de difusão da CCGL, Letícia Signor e o zootecnista, André Hubert.

Letícia enfatizou que a IN 76, regulamenta a identidade e características de qualidade do leite cru refrigerado. Já a IN 77 define os critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor, englobando desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, implementando um maior controle de mastites, brucelose e da tuberculose.

Ela também chamou a atenção que as mudanças que mais impactarão o produtor são a que prevê a obrigatoriedade de resfriador de expansão direta (à granel) , com resfriamento abaixo de 4ºC e a nova forma de avaliação de qualidade do leite, sendo que o estabelecimento (laticínio) deve interromper a coleta do leite na propriedade que apresentar, por três meses consecutivos, resultados médios fora do padrão estabelecido em Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do leite cru refrigerado para Contagem Padrão em Placas – CPP, que deve ser de no máximo 100.000 UFC/mL (cem mil unidades formadoras de colônia por mililitro) e de Contagem de Células Somáticas de no máximo 500.000 CS/mL (quinhentas mil células por mililitro).

O repórter Adriano Lima conversou com Letícia Signor.

Fonte e foto: Setor de Comunicação da Cotriel

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.