Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018
Telefone: (54) 3383 3600
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
31°
20°
21°C
Espumoso/RS
Nublado
No ar: Madrugadão
Ao Vivo: Madrugadão
Notícias

Câmara de Não-Me-Toque aprova lei que obriga a divulgação da lista de espera por procedimentos na saúde

Câmara de Não-Me-Toque  aprova lei que obriga a divulgação da lista de espera por procedimentos na saúde
21.06.2018 12h55  /  Postado por: Roger Nicolini

Foi promulgada no último dia 12 de junho pela Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque a lei 4.951, que torna obrigatória a divulgação da lista de espera por procedimentos na área da saúde pública.  O projeto havia sido  aprovado no legislativo e vetado pelo prefeito Armando Roos, sendo que por unanimidade, os nove vereadores derrubaram o veto do prefeito. A lei entrará em vigor em até 180 dias após a sua publicação.

Segundo os autores do projeto, Vereadores Alberto Maurer – Betinho, do PDT,  e Carlos Alberto Bacher – Betão, do MDB,  a lei tem como objetivo tornar público, de forma irrestrita, inclusive por meios eletrônicos oficiais, a lista de espera por cirurgias eletivas, exames especializados e consultas com especialistas pelo Sistema Único de Saúde – SUS, quando o prazo para atendimento for superior a trinta dias.

O edil Alberto comenta que o objetivo é facilitar a fiscalização do legislativo quanto ao atendimento da população e dar mais transparência à área da saúde.

A lista de espera deve ser específica para cada procedimento, zelando pela privacidade do paciente, assim devendo conter: as iniciais do nome do paciente; o número do protocolo gerado; a data do requerimento e a posição do paciente na fila de espera. A atualização dos dados quanto à posição do paciente na lista de espera deve ocorrer mensalmente. O vereador Alberto comenta sobre se o município tem casos de longas filas de espera e como a câmara recebeu a iniciativa e teve que rediscuti-la após o projeto ser vetado pelo prefeito.

 

Áudio, foto e texto: Poliana Glienke/ ASCOM Câmara de Não-Me-Toque

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.