Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
25°
13°
16°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Madrugadão Líder
Ao Vivo: Madrugadão Líder
Geral

Ações de solidariedade se espalham pelo Estado inteiro em meio à tragédia no Vale do Taquari

Ações de solidariedade se espalham pelo Estado inteiro em meio à tragédia no Vale do Taquari
08.09.2023 16h02  /  Postado por: Tânia Diehl

Várias instituições, entidades, empresas, grupos e particulares se mobilizaram e continuam se mobilizando para auxiliar as famílias atingidas pela inundação do Rio Taquari.

No momento, foi recebido muito alimento e calçados. Mas, ainda faltam toalhas de banho e de rosto, lençóis, fronhas, roupas íntimas para adultos e crianças.

Quem quiser contribuir, aqui em Espumoso, pode levar até a Brigada Militar, Secretaria da Assistência Social, CTG Sinuelo das Coxilhas, entre os vários postos de recebimento.

No momento, não está sendo permitida a entrada de pessoas nas cidades atingidas, a não ser que estejam cadastradas pela Defesa Civil, para facilitar a circulação dos voluntários que trabalham na limpeza das cidades.

Fotografia realizada por drones do governo federal no Vale do Taquari – Foto: Divulgação Grupo de Apoio a Desastres (Gade)

O governo do Estado está empregando todos os esforços e recursos tecnológicos e buscando todo o auxílio necessário, inclusive junto a órgãos federais, para encontrar sobreviventes e potencializar a eficácia das ações de busca. Conforme o último balanço da Defesa Civil estadual, fechado às 12h desta sexta (8/9), há 46 desaparecidos em três municípios gaúchos: 30 em Muçum, 8 em Lajeado e 8 em Arroio do Meio.

Além de drones pertencentes ao governo do Estado, alguns com tecnologia termal, que capta variações de calor e identifica sinais de vida, o trabalho em campo está empregando equipamentos disponibilizados pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR).

Os drones do governo federal possuem diversas funcionalidades que vão além de registros fotográficos e estão sendo utilizados como facilitadores das atividades de busca. Essas ferramentas permitem também a localização de corpos, porque captam informações de altimetria (medição de alturas ou de elevações de um determinado terreno) e altitude (medição da distância vertical de um ponto em relação ao nível do mar). Desse modo, com o compilado desses dados, é feito um processamento, tornando possível calcular plano altimétrico (determinando os níveis do terreno), massa, altura e distâncias.

O chefe da Casa Militar e Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, ressalta as vantagens desse tipo de aparato. “Os drones são importantes ferramentas utilizadas nas ações de prevenção, preparação e resposta durante as operações de busca e salvamento. Eles possibilitam que as unidades de busca cheguem a locais que estão inacessíveis, oportunizando maior eficácia, precisão e segurança às atividades de socorro, com imagens em tempo real, de forma dinâmica, ágil e eficiente”, destaca.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO