Operação Monopólio II movimentou Soledade e região, na manhã de hoje (17)
Uma das maiores operações policiais aconteceu na manhã de hoje, envolvendo a Polícia Civil e Brigada Militar, e atingindo vários municípios na região de abrangência da Delegacia Regional de Soledade, sob coordenação da Delegada Regional Fabiane Bittencourt, com apoio de delegacias da 5ª DPRI – Cruz Alta, 6ª DPRI – Passo Fundo, 16ª DPRI – Santa Cruz, 26ª DPRI – Ijuí, 28ª DPRI – Carazinho, Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.
Foram apreendidos diversos documentos referentes a lavagem de dinheiro, como celulares, computadores, pen drives, cheques, procurações, receitas médicas carimbadas e contratos “de gaveta”.
Até o momento, foi contabilizado:
- A apreensão de R$ 23.845,00 em espécie, 14 veículos de grande valor, como Fiat/Toro, Honda/HRV, e Ford/Fusion, 2 revólveres, sendo de calibres .357 e .38, 27 munições intactas.
- Foi tornado indisponível 23 imóveis. Em Soledade, foram 8 imóveis no bairro Fontes, 9 no Botucaraí e 1 no Missões. Também 1 em Arvorezinha e 1 em Lagoão.
- Foi efetuada a prisão de 3 indivíduos.
O grande objetivo, segundo a delegada Fabiane, foi desarticular financeiramente uma das maiores organizações criminosas de Soledade. Foram mais de 200 policiais que participaram da ação, sendo 120 da Polícia Civil e 80 da Polícia Militar.
As investigações iniciaram há dois anos. Em 2021, foi realizada a Operação Monopólio 1, com a prisão de 23 pessoas. A partir de então, foi aprofundado o trabalho para atingir financeiramente a organização criminosa.
Segundo a delegada Fabiane Bittencourt, a operação de hoje resultou num prejuízo de dez milhões de reais, aproximadamente, para os criminosos.