Sábado, 02 de Novembro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
21°
19°
21°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Encontro de Bandas
Ao Vivo: Encontro de Bandas
Notícias

Anatel vai avaliar com selo de qualidade o trabalho das operadoras de telefonia celular e internet no RS

Anatel vai avaliar com selo de qualidade o trabalho das operadoras de telefonia celular e internet no RS
Brasília - Ministério Público do Distrito Federal e Territórios considera que torres de celular podem prejudicar a saúde Marcelo Camarg/Agência Brasil
23.03.2023 16h13  /  Postado por: Tânia Diehl

A percepção de piora no sinal da internet de celular em Porto Alegre e em outras cidades do Rio Grande do Sul tem frustrado quem tenta utilizar o serviço. Giane Guerra buscou respostas ao que está acontecendo e quais medidas podem melhorar o sinal.

O superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, explica que um dos principais motivos para o retrocesso do sinal de internet em algumas regiões específicas é a própria implementação do 5G:

— O que vem acontecendo e que pode significar o sinal oscilando, e eventualmente caindo, é a complexa engenharia para a implementação do 5G com a troca das antenas, os testes e a atualização dos equipamentos com novas faixas de frequência.

Gustavo Borges ressalta que ainda em abril ou maio deve ser divulgado um selo de qualidade das operadoras. em cada município. O selo deverá dizer se a empresa tem o selo A, B, C, D ou E.

Analisando os problemas de internet, Gustavo Borges destaca que dois problemas foram determinantes para esta situação no serviço de internet:

  • A descontinuidade da operadora Oi nos serviços de celular, fazendo com que os clientes fossem migrados para as operadoras Claro, Tim e Vivo. Apesar do direcionamento ter sido planejado, o grande número de usuários surpreendeu e trouxe problemas.
  • A implementação da rede 5G, que requer uma mudança muito grande de equipamento com novas faixas de frequência, ocasionando ajustes, também causa oscilações no sistema.

O superintendente destaca que os ajustes estão sendo feitos, mas não pode ser fixado um tempo. E que o selo de qualidade vai proporcionar ao usuário poder avaliar a sua operadora e inclusive migrar para outra empresa.

Fonte: GZH

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO