Terremoto na Turquia e na Síria matou 20 mil pessoas até agora
O número de pessoas mortas após o terremoto que atingiu a Turquia e a Síria subiu para 20 mil na tarde desta quinta-feira (9). As equipes de resgate advertem que os números podem continuar aumentando, já que muitas vítimas continuam presas sob os escombros após 72 horas do tremor de terra.
Na Turquia, o número de mortos é de 17.134, enquanto os feridos chegam a 64.194. A contagem de edifícios destruídos por tremores permanece a mesma em relação a ontem, com 6.444.
Na Síria, o número oficial de mortos agora é de 3.162 e o número de feridos em 5.235. Os esforços de resgate continuam nas cinco províncias mais atingidas do país, com poucas esperanças de encontrar sobreviventes.
Cerca de 23 milhões de pessoas estão “potencialmente em risco, incluindo 5 milhões de pessoas vulneráveis”, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), que teme uma grave crise sanitária, com doenças como a cólera, que causaria ainda mais danos que o terremoto.
O terremoto de 7,8 graus de magnitude aconteceu durante a madrugada de segunda-feira (6), quando muitas pessoas estavam dormindo.
Diversos países mandaram equipes especializadas na busca de vítimas em desastres e cães farejadores. O Brasil enviou 40 profissionais e mais 4 cães.
R7