Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
30°
20°
26°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Geral

Daniela Degani, fundadora da MindKids, explica que o retorno à sala de aula é oportunidade ideal para conhecer e experimentar os benefícios desta prática

Daniela Degani, fundadora da MindKids, explica que o retorno à sala de aula é oportunidade ideal para conhecer e experimentar os benefícios desta prática
09.02.2023 15h26  /  Postado por: Tânia Diehl

Escolas públicas e privadas de todo o País estão recebendo novamente seus alunos para o começo das aulas do ano letivo de 2023, após as férias de final e início de ano. A retomada das atividades escolares é também a oportunidade ideal para introduzir práticas que ajudem a cuidar do bem-estar emocional de alunos e professores, como a prática da Meditação Mindfulness.

Segundo Daniela Degani, instrutora certificada pela Mindful Schools, dos EUA, e pelo Mindfulness Training Institute, da Inglaterra, a Meditação Mindfulness desenvolve naqueles que a praticam a habilidade de estarem plenamente atentos, concentrados, focados no que estão fazendo ou nas situações ao seu redor. “Esta é uma habilidade cada vez mais necessária na atualidade, em que muitos são os motivos, os apelos, as situações que podem levar à distração, à falta de foco. A Meditação Mindfulness é uma prática que nos conduz a uma jornada de autoconhecimento, ensinando-nos a identificar as situações que nos dispersam e a como retomar a atenção”, explica.

Degani é também fundadora da MindKids, iniciativa que promove e ensina a prática da Meditação Mindfulness para alunos, professores e famílias, tendo conduzido treinamentos e capacitações junto a mais de 50 escolas e mais de 3.000 educadores de todo o País. A especialista sugere algumas dicas para introduzir a prática na sala de aula, com alunos de diferentes faixas etárias:

  • Meditando os sons: essa é uma ótima prática para começar a meditar com as crianças. Você vai precisar do som de um sino, que pode ser um sino físico ou de aplicativo de celular (apps de meditação costumam oferecer a possibilidade de programar por quantos segundos o sino tocará, como o gratuito Meditation Timer, por exemplo). Explique à criança que você tocará o sino e que, aos poucos, o som irá diminuir. Convide-a a prestar atenção ao som do início ao fim e a ver se ela consegue perceber o exato momento em que não escuta mais nenhum som. Antes de tocar o sino mais uma vez, pergunte se a criança sugere alguma outra forma de tentar ouvir melhor. Às vezes, espontaneamente, elas sugerem fechar os olhos ou você pode convidá-la a fazer isso. Após repetir o processo, proponha o exercício da escuta aos sons ambientes, percebendo os sons da rua, do vizinho, do cachorro ou do próprio corpo.
  • Respiração da mão: este exercício das cinco respirações é uma excelente maneira de se acalmar. Ele traz o corpo de volta ao equilíbrio, aprofundando a respiração e diminuindo a frequência cardíaca enquanto nos faz retornar ao foco. Pode ser feito por alunos de qualquer idade, em qualquer lugar e quantas vezes forem necessárias. Basta deslizar o dedo indicador de uma mão, em todo o contorno da mão oposta, inspirando ao subir e expirando ao descer.
  • Dois pés, uma respiração: esta prática, mais corporal, é uma respiração na qual se coloca toda a atenção em um pé apoiado no chão, notando todas as sensações experimentadas; depois, faz-se o mesmo com o outro pé. Esta prática pode ser feita com os alunos sentados ou até mesmo em pé, quando o espaço permitir que se levantem de suas carteiras de maneira fácil e rápida. A prática em pé pode ser boa quando perceber que os estudantes estão precisando se movimentar um pouco, para balancear o nível de energia.
  • Escolher um foco para concentrar a atenção: a prática de Mindfulness ajuda a fortalecer a habilidade de notar, ou seja, tomar consciência do que está acontecendo enquanto está acontecendo. Por isso, ao se sentar para praticar a Meditação, escolha um objeto de foco para nele apoiar a atenção. Cedo ou tarde, pode ocorrer que a mente se distraia: não ignore a distração; perceba-a, deixe-a ir e, com gentileza consigo mesmo, retome o foco ao objeto sobre o qual se propôs concentrar. Este é um meio de treinar a mente para a vivência das práticas de Meditação Mindfulness.
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO