Operação Força Verde flagra desmatamento de mais de 22 hectares em Soledade
Policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar, de Carazinho, ao realizarem a Operação Força Verde – Combate ao Desmatamento, no município de Soledade, se depararam com diversos pontos de desmatamento.
O alerta havia sido dado pela MapBiomas (plataforma de dados acerca da cobertura e uso do solo do Brasil). Então, uma equipe do 3° BABM realizou a análise das coordenadas geográficas, no Google Earth, e identificou os pontos informados. E equipe se dirigiu ao local e constatou a veracidade das informações.
Em uma propriedade, constatou-se 12,432 hectares de área destruída, atingindo exemplares como Canela, Timbó, Aroeira, Guamirin, Coqueiro-jerivá e Angico. Esta vegetação integra a Mata de Araucária, inserida no bioma da Mata Atlântica.
Noutro ponto do município de Soledade, os policiais constataram mais desmatamento, com uso de maquinário, atingindo vegetação nativa semelhante. Foram identificados dois pontos de desmatamento na propriedade, atingindo uma área total de 10,454 hectares.
Os responsáveis pelos danos vão responder pelos crimes ambientais.