Cerca de 50 produtores participaram do Dia de Campo na localidade de Campo Comprido, Espumoso
Na manhã desta segunda-feira, 24 de outubro, na propriedade de Joarez Dalmora, em Campo Comprido, Espumoso, aconteceu o Dia de Campo de Trigo. O evento, realizado pela Unidade Cotriel da Serra dos Engenhos, contou com apoio das empresas Biotrigo Genética, ICL, Syngenta e Yara. Cerca de 50 produtores participaram. Foram mostradas 17 cultivares.
O supervisor comercial da Biotrigo, Felipe Carlotto ressaltou o bom ano que o cereal está vivendo e enfatizou que os pilares que a empresa tem seguido consistem em desenvolver materiais produtivos e com qualidade industrial: “Apresentamos neste dia o TBIO Calibre, que é o cruzamento dos materiais Toruk e Regente, sendo um dos materiais mais produtivos do nosso portfólio e o XBIO Fusão, mix de cultivares que saiu para a produção de grãos e é uma mistura do conhecido Audaz e o Sagaz, buscando uma estabilidade maior do cultivar, buscando mais resistência principalmente ao oídio”, afirmou.
Juliana Hanel, da Syngenta, ressaltou a meta de apresentar alternativas de aplicações para a cultura do trigo, O produto que apresentamos foi o Miravis, que busca proteger o cereal contra as doenças e manchas foliares e os resultados nas aplicações deste produto que fizemos nesta área”, afirmou.
O Engenheiro Agrônomo Teonas Dolci, representante da ICL salientou que a empresa trouxe novidades na linha de fertilizantes de solo, de liberação controlada de Nitrogênio: “O produto que apresentamos dá a possibilidade de fazer o manejo deste fertilizante no plantio e o mesmo produz a liberação controlada de até 60 dias de Nitrogênio, que é fundamental também para a cultura da soja que logo será plantada. Nos colocamos totalmente à disposição dos associados, nesta parceria de 13 anos entre Cotriel e ICL”, destacou.
O Engenheiro Agrônomo Artur Sartori, da Yara fertilizantes também apresentou o portfólio da empresa no dia de campo.
Henrique Dalmora, falou em nome do associado Joarez Dalmora e destacou a importância de receber o dia de campo: “Agradecemos a Cotriel pela escolha de nossa propriedade e, principalmente, aos produtores, que se dispuseram a tirar uma manhã para fazer esta troca de experiência”, disse.
Mariano do Amaral, técnico agrícola da Unidade da Serra dos Engenhos disse que os cultivares e manejos demonstrados procuraram mostrar a realidade acerca de manejos e cultivares vivenciada pelo produtor: “São materiais de potencial muito bom, uma vez quem o clima está colaborando bastante e esperamos que continue assim. Ficamos muito felizes pela vinda do nosso associado neste dia dedicado a ele”, lembrou.
Por fim, o gerente da Unidade da Serra dos Engenhos, Vanderlei Marchioretto frisou que a área de trigo, de mais de 2 mil hectares na região atendida pela Cooperativa mostra que o associado tem investido e acreditado no cereal e no trabalho feito pela filial: “Nossa área técnica tem procurado fomentar o maior número de alternativas possíveis e o trigo teve a sua área mais que triplicada nos últimos três anos. Esperamos que estes resultados se reflitam em boas produtividades e, consequentemente, em entrega de produção para a Cotriel”, afirmou.
*Cotriel