Quarta-feira, 30 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
29°
15°
29°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Top Líder
Ao Vivo: Top Líder
Notícias

Aprovado projeto que libera churrasco nas calçadas de Porto Alegre

Aprovado projeto que libera churrasco nas calçadas de Porto Alegre
14.07.2022 08h06  /  Postado por: Jornalismo

O projeto de lei que prevê a liberação da utilização de churrasqueiras nas calçadas foi aprovado, na noite desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Porto Alegre. Dos 32 vereadores presentes na sessão, 31 votaram favoráveis ao projeto. Apenas Jonas Reis (PT) se absteve. A proposta, de autoria do vereador Felipe Camozzato (Novo), revoga inciso do Código de Posturas do Município, onde a prática era proibida. O texto segue para sanção do prefeito Sebastião Melo.

“Este dispositivo do Código de Posturas impede que as pessoas façam os tradicionais churrasquinhos na rua, que são marca cultural e exercício de cidadania em quase todos os municípios gaúchos”, explica o autor.

Camozzato observa que em uma visão moderna de cidade, há quase um lugar comum no debate político quanto à necessidade de a sociedade ter a liberdade de ocupar as ruas e os espaços urbanos. Porém, diz ele, ainda permanecem alguns dispositivos que se mostram incompatíveis com o regime de liberdade, individualidade e cidadania desejável para uma democracia liberal e moderna.

“Recentemente, a fiscalização sobre os churrascos de rua foi intensificada pela mudança na atuação da Guarda Municipal, tornando mais premente a revogação do referido dispositivo. Ademais, o artigo 18 possui outros incisos, como o IX, que asseguram o desembaraço dos logradouros públicos, de modo que este projeto não traz nenhum prejuízo ao trânsito de pedestres ou, ainda, à boa convivência nas vias públicas da cidade.”

Fonte: TV Pampa

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO