Domingo, 27 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
21°
10°
11°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Madrugadão Líder
Ao Vivo: Madrugadão Líder
Bom Dia Líder

Prefeito de Saldanha Marinho se manifesta após investigação da Polícia Federal sobre terceirização de serviços de saúde

Prefeito de Saldanha Marinho se manifesta após investigação da Polícia Federal sobre terceirização de serviços de saúde
02.12.2020 08h30  /  Postado por: Roger Nicolini

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º), a Operação Paciente Zero, que investiga fraudes em licitações, desvios de recursos públicos e corrupção, a partir da terceirização da saúde, nos municípios gaúchos de São José do Herval, Trindade do Sul, Saldanha Marinho e Jaguari.

Setenta e cinco policiais federais cumpriram 19 mandados de busca e apreensão. A investigação começou a partir de informações recebidas do Hospital Filantrópico de São José do Herval, relatando que a gestão anterior havia contratado, em 2014, uma empresa de consultoria que seria destinatária de 35% de todas as verbas do SUS (Sistema Único de Saúde) repassadas ao hospital.

Posteriormente, o grupo proprietário da empresa de consultoria criou uma organização social, que também foi contratada pelo mesmo hospital filantrópico para gerir o estabelecimento, mantendo ambos os contratos e causando sérios prejuízos financeiros à entidade.

Um dos municípios que foi investigado, Saldanha Marinho também teve de fornecer documentos aos policiais. O prefeito do município, Volmar Teles do Amaral comenta que foi preciso começar um trabalho desde 2013, momento que a população a contar com plantão hospitalar na cidade.

Os valores do contrato, porém, eram repassados em sua grande parte (70%) à organização social criada pelo grupo, que não era parte da relação contratual.  A mesma sistemática criminosa foi utilizada no município de Saldanha Marinho, que também contratou o hospital de São José do Herval para administrar a instituição de saúde da cidade. Também nesse contrato, 70% do valor era repassado à organização social, que não era parte da relação contratual.  O prefeito Volmar lembra que não é investigado e destaca que não é a primeira vez que a cidade passa por uma investigação em nível federal.

O chefe do executivo de Saldanha Marinho garantiu que nada muda no plantão de saúde no município. Ele avaliou seus dois mandatos.

FONTE: JOANAL O SUL

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO