Sábado, 26 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
21°
10°
20°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Encontro de Bandas
Ao Vivo: Encontro de Bandas
Notícias

Vacinação contra a poliomielite e multivacinação começam na segunda-feira, 05

Vacinação contra a poliomielite e multivacinação começam na segunda-feira, 05
03.10.2020 07h35  /  Postado por: Roger Nicolini

Na próxima segunda-feira (5/9) iniciam-se a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. São duas estratégias que acontecem ao mesmo tempo, no período que segue até 30 de outubro.

O objetivo da vacinação contra a poliomielite é reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil e aumentar as coberturas vacinais. O grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável, aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a oral, aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.

Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa-etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização. A responsável técnica pelo Posto de Saúde de Campos Borges, Camila Ferrari fala a respeito..

A Multivacinação atualiza a situação vacinal da população até 15 anos, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis como tétano, sarampo e febre amarela.   A meta da Campanha Nacional de Vacinação de Poliomielite é vacinar 95% das crianças de um a cinco anos de idade com a dose D. Na Multivacinação, considerando que a estratégia consiste em atualização de esquemas em atraso, a avaliação será realizada a partir das doses aplicadas e registradas nos sistemas de informação no período, diz Camila.

Dia D de vacinação

Durante a Campanha, haverá um sábado (17 de outubro) em que os postos de saúde e casas de vacinas ficarão excepcionalmente abertos a fim de estimular e facilitar para as famílias o acesso à imunização.

 Acesse aqui o Calendário Nacional de Vacinação 2020.

FONTE E FOTO: ASCOM GOVERNO RS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO