PIB do RS registra crescimento de 0,9% no primeiro trimestre de 2019
Apesar de sentir os efeitos da baixa atividade da economia brasileira, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul fechou o primeiro trimestre de 2019 com variação positiva de 0,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o terceiro trimestre seguido em que o PIB gaúcho apresenta desempenho acima da média do país, conforme estimativas do relatório elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado nesta quinta-feira (1º/8) pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). O PIB do Brasil teve crescimento de 0,5% neste intervalo.
O desempenho nos primeiros três meses do ano teve como destaque a atividade industrial (+ 5,6%) e do comércio (+3,3%). Mesmo sob efeito do cenário nacional, no qual a esperada retomada pós-recessão está cada vez mais lenta, os dois setores apresentam uma sequência de desempenho acima de outras áreas.
Sempre com alto impacto na atividade econômica, o setor agropecuário recuou -4,4%, segundo estimativas da Fipe, além dos -2,3% registrados no último trimestre de 2018. Também no vermelho há mais de um ano, o PIB dos serviços seguiu no primeiro trimestre de 2019 patinando (-0,4%). A construção civil, depois de quatro trimestres com números positivos, teve queda acentuada no último período: -3,8%.
A secretária de Planejamento, Leany Lemos, comentou o resultado
Reportagem de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Fonte e foto: Ascom Governo RS