Coprel Ecologia incentiva municípios na preservação das APP´s
O evento oficial de distribuição de mudas do Projeto Coprel Ecologia, realizado anualmente pela Coprel, reuniu representantes de 24 municípios na última sexta-feira, dia 07 de agosto, na sede da cooperativa, em Ibirubá. Na oportunidade, foram divulgados os números do projeto e entregue a premiação da campanha de incentivo que reconhece os cinco agricultores e cinco prefeituras com melhor desempenho no projeto. Esse é o 11º ano do projeto que visa auxiliar os agricultores a recuperarem áreas de preservação permanente em suas propriedades. A cooperativa distribui mudas de árvores nativas com estacas, e fiscaliza o plantio e desenvolvimento das árvores, incentivando municípios e produtores a cuidarem da plantação para evitar a morte das mudas. região, os municípios que participam são, Alto Alegre, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirapuitã, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Mormaço, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Santo Antônio do Planalto, Selbach, Soledade, Tapera, Tio Hugo e Victor Graeff. Participamos do lançamento do projeto e conversamos com algumas autoridades, como o vereador de Mormaço, Vagner de Loreno.
A prefeita de XV de Novembro, Nilva Maldaner ressaltou a importância do Coprel Ecologia.
Para o prefeito de Colorado, Lírio Riva, o Coprel Ecologia faz parte da realidade dos municípios.
Na opinião do prefeito de Fortaleza dos Valos, Adair Toledo, iniciativas como fomentada pela Coprel dão continuidade à ações já desenvolvidas pelos municípios no sentido de preservar o meio ambiente.
O prefeito de Alto Alegre, Hélio Dalberto, ressaltou que ao aglomerar ações com uma cooperativa de energia, reflorestar plantando árvores em áreas de preservação é cuidar do meio ambiente.
O presidente da AMAJA, e prefeito de Victor Graeff, Cláudio Alflen,chamou a atenção dos bons resultados das parcerias entre o setor público e a iniciativa privada.
O desenvolvimento das plantas é fiscalizado pelas prefeituras e pelo engenheiro Florestal responsável pelo Coprel Ecologia. No último ano avaliado (2014), o índice geral de sobrevivência de mudas foi de 91,34%. Em 11 anos do projeto Coprel Ecologia, já foram plantadas 300 mil árvores nativas, o que corresponde a 300 hectares reflorestados Neste ano, serão distribuídas 40 mil mudas para 24 municípios.
O orientador comercial da Coprel, Leonel Lupatini, observou que a parceria com os municípios em preservar o meio ambiente é um compromisso da cooperativa de energia.
Ouça no player acima a opinião do representante da Coprel.