Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
30°
17°
19°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Bom Dia Líder
Ao Vivo: Bom Dia Líder
Notícias

Para governo, privatizações vão atrair investimentos e melhorar serviços públicos no RS

29.06.2019 06h38  /  Postado por: Roger Nicolini

A uma semana da possível votação dos projetos de lei de privatização da CEEE, da CRM e da Sulgás na Assembleia – a previsão é para terça-feira (2/7) –, o governo do Estado promove uma série de ações para mostrar aos gaúchos a importância da iniciativa.

Com o slogan “Privatizar para investir no futuro”, uma campanha publicitária começou a ser veiculada em rádios, TVs e jornais, além de aparecer em outdoors e ônibus desde a segunda-feira (24/6).

A privatização das estatais é parte de um amplo processo de ajuste das finanças públicas para superar a grave crise financeira, pois é uma das exigências do governo federal para o RS aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

O acordo proporcionará ao RS um período de transição – pois vai interromper o pagamento da dívida com a União e possibilitar a abertura de linhas de crédito e financiamento para o Estado – no qual o governo poderá reorganizar-se financeiramente enquanto busca o equilíbrio de longo prazo.

O governo reforça que, das 14 empresas sob controle direto ou indireto estatal, está propondo a privatização de apenas três que apresentam dificuldades financeiras e não cumprem com seu papel estratégico: a CEEE – Companhia Estadual de Energia Elétrica – CRM – Companhia Riograndense de Mineração e Companhia de Gás do Rio Grande do Sul – Sulgás.

Como o RS não tem capacidade de investimento, os novos donos das companhias poderão ampliar o fornecimento de gás, melhorar a rede elétrica e oferecer novas fontes energéticas.

A secretária do Planejamento, Leany Lemos, afirma que as privatizações vão permitir maior atração de investimentos e melhoria na prestação de serviços públicos.

A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO