Quarta-feira, 23 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
30°
20°
21°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Madrugadão Líder
Ao Vivo: Madrugadão Líder
Notícias

Leite veta projeto que libera venda de bebidas alcoólicas dentro de estádios do RS

Leite veta projeto que libera venda de bebidas alcoólicas dentro de estádios do RS
16.01.2019 22h15  /  Postado por: Roger Nicolini

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quarta-feira (16), que vai vetar o projeto de lei que libera a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol no Rio Grande do Sul. O texto, aprovado na Assembleia Legislativa no fim do ano passado, prevê que a comercialização fica liberada até o intervalo dos jogos e depois das partidas.

Leite tomou a decisão após reunião com representantes do Ministério Público (MP-RS) e com a cúpula da segurança pública do Estado, nesta quarta. A venda e consumo desse tipo de bebida são proibidos nesses locais desde 1º de abril de 2008. Um dos principais argumentos usados para o veto é o de que a medida visa reduzir a violência em jogos de futebol.

“Os argumentos trazidos hoje, além de outros que já haviam chegado, me ajudaram a tomar a decisão, que tem como base a questão da segurança e implica diretamente na crise fiscal do Estado. Uma eventual liberação de bebidas demandaria um aumento de efetivo nos jogos, algo que o governo não tem condições de arcar neste momento”, disse Leite, por meio de nota.

Leite destacou que dados repassados pelas secretarias de Segurança Pública (SSP) e da Saúde sustentam o veto. A Saúde informou que estudos comprovam que a “ingestão de bebidas alcoólicas potencializa o comportamento agressivo das pessoas e pode resultar em atos de violência”, segundo o Piratini.

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, defendeu que houve significativa redução nas ocorrências durante os jogos após a proibição das bebidas alcoólicas em estádios. O MP citou lei federal que proíbe esse tipo de venda e de consumo nesses locais.

Fonte e foto: Gaúcha ZH

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO