Morre sócio das rádios Líder e Planetário Remo José Faccioni
Por volta das 23h30min desta quinta, 1º, faleceu no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, o advogado Remo José Faccioni, de 72 anos. Ele lutava há mais de seis anos contra um câncer na bexifa Ele deixa esposa e filhos Ramon, Romulo e Ana Lúcia.
Advogado de formação, Faccioni desde 1975 era empreendedor na área de comunicação. O gerente das Rádios Líder e Planetário e Líder FM, Verdi Ubiratan de Moura, o descreve como uma pessoa com muita sabedoria e que sempre soube ouvir. Ele conta que naquele ano, quando um grupo de pessoas, capitaneado por Alfredo Locatelli Cavali, o Niti, idealizou a instalação de uma rádio em Espumoso, foi buscar, junto às lideranças daquela época, na qual o apoio político contava bastante , uma forma de obter esta concessão de comunicação, visando concretizar o surgimento do rádio no município. Havia uma disputa muito grande pela concessão: de um lado Guilherme Lupatini, que mais tarde viria a fundar a Folha Espumosense e Cavali, que conseguiu o importante apoio de Artur Ritter de Medeiros, vice prefeito, seu filho Cesar Medeiros, e Darci Potrich, ambos filiados à Arena e lideranças de muito prestígio naquela época. Remo, além de apoiador, Faccioni entrou no empreendimento por ter, devido à sua formação, conhecimento na parte de documentos, devido à grande quantidade de negativas e certidões exigidas pelo Ministério das Comunicações para abrir a emissora.
Ás 16 horas do dia 28 de fevereiro de 1979, quando Espumoso completara 24 anos, surgia com apenas 250 Wats e na frequencia 1560 khz a Rádio Planetário. Enio Lavarda e Luis Araújo foram os primeiros gerentes e em 1980, Ubiratan, vindo de Carazinho assumiu a gerência da Planetário. Em 1986, Cavali e Remo fundaram, em São Luiz Gonzaga a Rádio Missioneira. Ao mesmo tempo, começaram a batalhar pelo surgimento da Rádio Líder FM, que viria a começar as suas atividades em 1989 em 95,3, passando a compor o grupo junto com a Planetário. Nesta época, Cavali saiu da sociedade e passou a ser dono somente da Rádio Missioneira, sendo que Remo e Cesar Medeiros passaram a administrar a Líder FM e Planetário AM
Remo optou em atuar apenas como sócio e investidor, sem participar ou apresentar programas na emissora. Sempre preocupado em modernizar a rádio, a planetário foi pioneira nas cartucheiras, tendo dois toca discos de vinil, que era um avanço na época, agilizando tocar músicas e no final da década de 1990 e início de 2000, a Planetário, que alguns anos antes tinha sido transferida para a frequencia 1290 khz, na qual está hoje, foi pioneira na região na informatização da sua programação. Os diretores, no qual ele sempre era muito ouvido para tomada de decisões, também trabalharam para aumentar a potência da Planetário, obtendo 2000 wats no final da década de 1980.
Em 2004, ao lado de Verdi, Paulo Moraes e de Euclides Marquese fundaram a Rádio Soledade 1550 khz, a qual também por mais de 10 anos teve seu projeto reivindicado junto ao Ministério das Comunicações.
As Rádios Planetário e Líder sempre foram emissoras que deram oportunidades a muitas pessoas começarem como profissionais. Muitos não estão mais neste mundo, outros mudaram de ares e alguns estão há vários anos fazendo o rádio.
A família enlutada agradece a todas as mensagens de carinho recebidas. E que Deus conforte os familiares e receba em sua infinita bondade Remo Fassioni.
Ouça no player acima o depoimento de Verdi sobre Remo.