Secretaria da Saúde diz que campanha Outubro Rosa não deve se restringir à mamografia
Nesta sexta-feira, 06, em reunião com os 19 Coordenadores Regionais de Saúde, que contou com a presença da imprensa, a secretaria de saúde divulgou o posicionamento sobre o Outubro Rosa e as diretrizes sobre a prevenção do câncer de mama.
Segundo o secretário estadual da saúde, João Gabbardo dos Reis, a mamografia é indicada para mulheres assintomáticas de 50 a 69 anos, que devem realizar esse exame de rastreamento a cada dois anos, e para mulheres sintomáticas ou com histórico familiar de câncer de mama. De acordo com o secretário, essas recomendações são as preconizadas pela Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer e seguem parâmetros internacionais de rastreamento.
Questionado se haveria uma limitação de mamografias dentro do Sistema Único de Saúde, Gabbardo falou que os médicos continuam com autonomia total para prescrever os exames que considerarem necessários.
Na entrevista coletiva, o secretário também informou que não é mais aconselhado o autoexame da mama, pois estudos apontam que as mulheres descobrem tumores de forma casual, em situações cotidianas e não no autoexame. As mulheres devem estar atentas à presença de nódulos, especialmente os fixos e endurecidos, ou outras alterações na pele ou formato da mama.
O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, fala mais do assunto.
A reportagem é de Eduardo Leães, da Rádio Agert.
Ouça no player acima.