Arrozeiros Gaúchos unem forças para auxiliar no escoamento de cidades alagadas
Arrozeiros do Rio Grande do Sul, em parceria com empresas e instituições locais, coordenam esforços para agilizar a drenagem das águas nas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. A iniciativa, liderada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), visa empregar expertise em irrigação, utilizando bombas, insumos e mão de obra qualificada.
A ação conta com a participação de diversas empresas e voluntários, visando beneficiar mais de 500 mil desalojados e reduzir o tempo de escoamento das áreas afetadas. A mobilização voluntária tem como foco aumentar a capacidade de bombeamento das águas para fora dos diques, possibilitando uma drenagem mais rápida e eficaz.
A Federarroz convoca arrozeiros, empresas e técnicos a se unirem neste esforço humanitário, fornecendo equipamentos e serviços para ampliar a capacidade de drenagem. O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, destaca a importância dessa iniciativa para permitir o retorno das pessoas às suas residências e negócios de forma ágil.
A medida, que já obteve sucesso em projetos anteriores, como em Pelotas, visa agora auxiliar no escoamento em Porto Alegre, contando com o apoio de arrozeiros de Mostardas. Produtores e empresas interessados em disponibilizar equipamentos ou serviços podem contatar a Federarroz para análise de viabilidade.