A cultura gaúcha como ferramenta de inclusão social, disciplina e transformação de vidas. Esse é o propósito do projeto Dança Piazito, desenvolvido em Tapera pelo instrutor de danças tradicionalistas Patrick Silveira, junto ao CTG Piazito Galdério.
Com quase dois meses de atividades, o projeto já reúne cerca de 40 crianças, a maioria oriunda de comunidades carentes, especialmente da Vila Paz, Vila Brasília e arredores de Tapera. A iniciativa nasceu de forma voluntária, sem cobrança de mensalidades, com o objetivo de oferecer oportunidade a crianças que, muitas vezes, não teriam condições financeiras de participar de grupos de dança tradicionalista.
Em entrevista à Rádio Planetário, Patrick destacou que o projeto surgiu também como uma forma de retribuir ao CTG Piazito Galdério, entidade onde iniciou sua trajetória nas danças gaúchas há mais de 40 anos.
“Eu devo muito ao tradicionalismo e à entidade. Quis usar a dança como forma de integração, de ensinar disciplina, cultura, amizade e mostrar uma realidade diferente para essas crianças”, ressaltou.
Além dos ensaios, o projeto também trabalha valores como comportamento, frequência escolar e responsabilidade. Crianças que participam precisam manter o compromisso com os estudos e a disciplina, reforçando o caráter educativo da iniciativa.
Outro diferencial apontado pelo instrutor é o acolhimento oferecido pela entidade. Após os ensaios, as crianças recebem alimentação preparada pela patronagem, reforçando o cuidado humano do projeto.
Atualmente, um dos principais desafios é conseguir indumentárias gaúchas suficientes para atender o grupo. Apesar de já terem recebido algumas doações e apoio financeiro do Sicredi Tapera e da Grandespe, ainda faltam roupas para boa parte das crianças.
Patrick faz um apelo à comunidade de Espumoso, Tapera e região para a doação de itens como bombachas, botas, guaiacas, vestidos de prenda, pilchas e demais peças tradicionalistas infantis e adultas que estejam sem uso.
“Temos roupa hoje para cerca de quinze crianças, mas já somos quarenta. Queremos chegar à estreia do grupo, prevista para setembro, com todos devidamente pilchados”, afirmou.
Os interessados em colaborar podem entrar em contato diretamente com Patrick Silveira pelo telefone (54) 99947-7774. Segundo ele, as doações serão destinadas integralmente às crianças atendidas pelo projeto.
Mais do que formar grupos competitivos, o Dança Piazito busca construir cidadania, incentivar os estudos, fortalecer valores e abrir caminhos para jovens talentos através da tradição gaúcha.
Acompanhe o podcast:
