Sexta-feira, 06 de Março de 2026
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
°
°
°C
Espumoso/RS
Ao Vivo:
Geral

Câmara de Espumoso debate situação da Corsan

Câmara de Espumoso debate situação da Corsan
03.03.2026 09h40  /  Postado por: rodrigosiga007

A reportagem acompanhou a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Espumoso, que teve como um dos principais temas o fornecimento de água no município.

Esteve na tribuna o gestor regional da Corsan, Felipe Trindade, que prestou esclarecimentos sobre as recentes reclamações da comunidade, especialmente relacionadas a falta de água e valores de contas.

Segundo ele, após a abertura de protocolo por parte do consumidor, a empresa possui prazo legal para atendimento. Também foi mencionado o remanejamento de leituristas e ajustes operacionais, além da orientação para que os usuários procurem a base da Corsan para registrar reclamações e buscar seus direitos.

Moradores estiveram presentes na sessão manifestando preocupação, porém, como não se tratava de audiência pública, apenas os vereadores puderam fazer questionamentos.


Vereador LEONARDO COMIN explica contrato e marco do saneamento

Na sequência, utilizou a tribuna o vereador Leornardo Comin, que abordou a complexidade do contrato firmado entre o município e a Corsan.

O parlamentar explicou que há um contrato original de 2007, posteriormente aditivado em 2024, que concede a gestão da água à companhia — atualmente sob controle da iniciativa privada. Segundo ele, não é juridicamente simples romper o contrato, já que o município recebeu compensação financeira e assumiu compromissos previstos em cláusulas contratuais.

Leonardo Comin destacou ainda o impacto do Marco Legal do Saneamento, legislação federal que estabelece a meta de 90% de cobertura de esgotamento sanitário até 2033. Caso o município optasse por reassumir o serviço, teria que arcar com investimentos de alto custo para cumprir a exigência legal.

Atualmente, apenas os bairros São Valentim, Arroio, Habitar Brasil e Luiz Parizoto possuem tratamento de esgoto no município.

Conforme o vereador, o contrato prevê que a Corsan realize investimentos para ampliação do sistema de esgoto, incluindo a construção de nova estação de tratamento e obras de canalização em diversas ruas da cidade a partir dos próximos anos.

Ele defendeu que o caminho, neste momento, é fiscalizar e cobrar o cumprimento do contrato, utilizando instrumentos legais e administrativos, ao invés de propor medidas consideradas inviáveis juridicamente.

O debate segue mobilizando a comunidade, Legislativo e Executivo, diante das recorrentes reclamações sobre o abastecimento de água em Espumoso.

Acompanhe o podcast:

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO