Domingo, 18 de Janeiro de 2026
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
28°
18°
21°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Domingo Show
Ao Vivo: Domingo Show
Notícias

Colheita do trigo é concluída no Rio Grande do Sul com boa produtividade, mas preços frustram produtores

Colheita do trigo é concluída no Rio Grande do Sul com boa produtividade, mas preços frustram produtores
02.01.2026 08h02  /  Postado por: villaadriano

A colheita do trigo no Rio Grande do Sul foi oficialmente finalizada, conforme aponta o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar. A produtividade média estimada no estado alcançou 3.012 quilos por hectare, resultado considerado positivo do ponto de vista técnico e agronômico, especialmente em áreas que receberam maior nível de investimento e manejo qualificado.

Segundo a Emater/RS-Ascar, o trigo colhido apresentou padrão industrial satisfatório, com destaque para as lavouras conduzidas com maior nível tecnológico. Nesses cultivos, o peso hectolitro (PH) ficou igual ou acima de 78 quilos por hectolitro, podendo superar 80 kg/hl nas áreas com maior aporte em insumos e tecnologia, índice valorizado pela indústria moageira e indicativo de boa qualidade do grão.

Apesar do desempenho produtivo e da qualidade observada, o cenário econômico tem gerado forte insatisfação entre os produtores. A Emater destaca que a atual cotação do cereal não acompanha os custos de produção, pressionando a rentabilidade da cultura. Durante o período, o mercado apresentou alguma movimentação após a publicação de um edital da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que prevê a compra do trigo para a formação de estoques públicos.

De acordo com o informativo, essa iniciativa da Conab favorece de forma pontual a atuação de pequenas cooperativas e cerealistas, além de ampliar as alternativas de comercialização da produção em um contexto de preços considerados deprimidos. No entanto, a medida ainda é vista como insuficiente para reverter o quadro de descontentamento generalizado no campo.

A área cultivada com trigo no Rio Grande do Sul é estimada em 1.154.284 hectares, confirmando a relevância do estado na produção nacional do cereal. Em relação à comercialização, o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar apontou nova queda nas cotações. O valor médio da saca de 60 quilos apresentou redução de 1,06% em comparação com a semana anterior, passando de R$ 54,65 para R$ 54,07, reforçando as preocupações dos produtores quanto à rentabilidade da safra.

Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Fonte: Emater/RS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO