Fórum Multissetorial do Botucaraí reúne lideranças e debate desenvolvimento regional em Soledade
Luan Tavares
A segunda edição do Fórum Multissetorial do Botucaraí movimentou o Clube Comercial de Soledade na noite desta quinta-feira, reunindo lideranças públicas e privadas, empresários, prefeitos e representantes de diversas entidades regionais. O evento teve como objetivo promover o diálogo entre os setores e discutir estratégias para o fortalecimento econômico e social da região.
Idealizado e coordenado por Rogério Matuella, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Botucaraí, o fórum contou com palestras inspiradoras de líderes empresariais de sucesso, como César Saúde, da Catu Seguros, que encerrou o encontro com uma reflexão sobre propósito e gestão com valores humanos.
Segundo Matuella, o evento atingiu plenamente seu objetivo.
“Reunimos lideranças regionais e estaduais, palestrantes de grande envergadura e um público participativo. Todos trouxeram ensinamentos sobre gestão, humildade e cooperação. Ninguém se colocou como estrela — todos reforçaram a importância de caminharmos juntos, respeitando as diferenças e valorizando as pessoas”, destacou.
O coordenador também ressaltou que o fórum nasceu com o propósito de unir entidades, aproximar o setor público e privado e mostrar o potencial do Botucaraí.
“Nossa região pode contribuir muito com o crescimento do Estado e retomar a vanguarda do desenvolvimento gaúcho. Esse é o papel do Fórum Multissetorial”, afirmou Matuella.
Durante o evento, temas como infraestrutura, turismo, capacitação e investimentos estiveram no centro dos debates. Matuella aproveitou a presença do vice-governador do Estado, Gabriel Souza, para reforçar a necessidade de melhorias logísticas, entre elas o asfaltamento da pista do aeroporto de Soledade e a conclusão de acessos rodoviários regionais.
“Falamos de infraestrutura porque ela é base para o progresso. Precisamos sonhar alto, lutar pela ligação asfáltica entre municípios como Soledade, Espumoso, Mormaço, Arvorezinha e Tunas. São obras fundamentais para o desenvolvimento da região”, ressaltou.
O prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, também participou do encontro e confirmou que o município estuda implantar um modelo de parceria público-privada (PPP) para viabilizar o asfaltamento da pista do aeroporto.
“Estivemos em Cruz Alta conhecendo um modelo que deu certo, com a união de empresários locais. Acreditamos que, com o apoio da Associação Comercial e dos empreendedores de Soledade, é possível repetir essa experiência aqui. O aeroporto é um ativo importante e sua melhoria vai atrair investimentos e facilitar a logística regional”, destacou o prefeito.
Encerrando a entrevista, Rogério Matuella celebrou o sucesso da segunda edição e já anunciou a continuidade do projeto em 2026.
“Saímos daqui com o sentimento de dever cumprido e com a certeza de que quando o setor público e o privado caminham juntos, os resultados aparecem. O Fórum segue firme com essa missão”, concluiu.