Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
13°
15°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Madrugadão Líder
Ao Vivo: Madrugadão Líder
Notícias

Fumaça preta é liberada, e Igreja não tem indicação do novo papa

Fumaça preta é liberada, e Igreja não tem indicação do novo papa
07.05.2025 17h37  /  Postado por: luantavares6930

A fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, por volta das 16h, horário de Brasília, desta quarta-feira indicou que o novo papa ainda não foi escolhido. Esta foi o primeiro dia de conclave para eleger o substituto de Francisco e seguirá nos próximos dias, até que um dos 133 cardeais obtenha os 89 votos necessários para ser consagrado como pontífice.

Cerca de 50 mil pessoas na Praça São Pedro assistiram à coluna de fumaça sair da pequena chaminé de cobre localizada no telhado da Capela Sistina, onde ocorre todo o processo. A eleição já previa mais negociações e várias votações até se chegar a um nome de consenso entre os apoiadores de Francisco e a ala mais conservadora, que criticou bastante o pontificado reformista do primeiro papa latino-americano, voltado para os pobres.

O resultado da primeira votação foi conhecido três horas e quinze minutos após o “extra omnes”, a ordem de “todos fora”, para que os “príncipes da Igreja” se recolhessem e dessem início a este ritual que remonta à Idade Média. Este ano é incerto e não há favoritos claros.

Quando for eleito, o cardeal deverá responder a duas perguntas do decano: “Aceita sua eleição canônica para Sumo Pontífice?” e “Como deseja ser chamado?”. Caso responda sim à primeira, torna-se papa e bispo de Roma.

Um por um, os cardeais expressam um gesto de respeito e obediência ao novo papa, antes do anúncio aos fiéis. Da varanda da basílica de São Pedro, o cardeal protodiácono anuncia “Habemus papam”. Em seguida, o novo pontífice aparece e pronuncia a bênção “urbi et orbi” (À cidade e ao mundo).

Liderar a Igreja

A palavra “papa” vem do grego “pappas”, que significa “pai, patriarca”, e é por isso que os fiéis o chamam de “Santo Padre”. Considerado o sucessor de São Pedro, a quem Cristo confiou a liderança da Igreja, o papa é o guia espiritual de mais de 1,4 bilhão de católicos no mundo todo. Seu papel é preservar e ensinar a fé cristã, interpretar o Evangelho e garantir a unidade da Igreja.

Chefe de Estado

O papa tem status de chefe de Estado e governa a Cidade do Vaticano, um Estado independente localizado em Roma e que também é o menor país do mundo, com 44 hectares. Como chefe de Estado, exerce poderes absolutos (Executivo, Legislativo, Judiciário). Também recebe chefes de Estado e de governo no Vaticano. Nessas reuniões a portas fechadas, conhecidas como “audiências privadas”, são discutidas questões atuais ou são informadas as posições da Santa Sé, uma entidade soberana perante o direito internacional.

CORREIO DO POVO

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO