Estudante de 17 anos de Sobradinho com diabetes é retirado do Enem após alarme de sensor disparar
Neste último domingo (03/11), um estudante de 17 anos com diabetes tipo 1 foi retirado da sala onde fazia o Enem em Sobradinho (RS), após o alarme do sensor de glicemia disparar. O jovem utiliza o dispositivo para monitorar os níveis de glicose e havia informado sua condição de saúde durante a inscrição.
Apesar de o aparelho estar com o fiscal da sala e o celular do estudante desligado, o alarme soou, levando-o a ser excluído do exame por “perturbar os demais alunos e pelo uso proibido de eletrônicos”. Em redes sociais, o pai do adolescente, Rudnei Noro, lamentou a falta de inclusão, afirmando que não foi disponibilizada uma sala separada para o estudante.
O Inep, responsável pela aplicação do Enem, afirmou que o uso de dispositivos de monitoramento de glicose é permitido para inscritos com diabetes, desde que guardados em um envelope porta-objetos. O instituto também informou que candidatos que se sentiram prejudicados poderão solicitar a reaplicação das provas, prevista para os dias 10 e 11 de dezembro.