Defesa Civil alerta para áreas com risco hidrológico
A condição hidrológica atual é de níveis elevados e com tendência variando de estabilidade para lenta elevação nas bacias da região metropolitana, e com as águas do Guaíba seguindo em lento escoamento para a Laguna dos Patos. Ainda seguem elevados os níveis dos rios Caí, Jacuí, rio dos Sinos e Gravataí. A situação ainda é crítica na região da costa doce e nas margens da Laguna dos Patos, que registra níveis acima das cotas de inundação.
Em função da previsão que indica chuvas sobre o estado entre os dias 27 e 28 de maio, indica-se a condição de ALERTA para possíveis extravasamentos da calha e respostas rápidas de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresenta elevada intensidade, para as regiões demarcadas em amarelo conforme o mapa.
Devido aos volumes acumulados para a região sul, litoral, costa doce e região metropolitana, conforme as áreas de risco sinalizadas em laranja no mapa, é esperada a ocorrência de respostas hidrológicas, inicialmente com o extravasamento da calha de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresenta elevada intensidade, e em seguida a elevação dos rios principais, com possibilidade de serem ultrapassadas cotas de inundação. Sendo assim, é indicada a condição de risco para INUNDAÇÃO para as bacias Taquari-Antas (parte alta da bacia), Caí, Sinos, Gravataí, Baixo Jacuí, Guaíba, Camaquã, Mirim-São Gonçalo, Mampituba, Tramandaí, e Litoral Médio.
Devido ao cenário extremo que ocorreu na Região Hidrográfica do Guaíba, que segue escoando para a Laguna dos Patos e afetando a costa doce, espera-se a manutenção de níveis elevados na Laguna, com a tendência de uma nova elevação significativa durante o período do aviso. Desta forma, indica-se a condição de INUNDAÇÃO SEVERA para as regiões destacadas em vermelho no mapa.
Fonte: Defesa Civil